REGRAS PARA TORNEIOS DE LUTA LIVRE NOGI
CATEGORIAS DE PESO FEMININO
PLUMA até 51.499 KG
PENA até 56.499 KG
LEVE até 61.499 KG
MÉDIO até 66.499 KG
MEIO-PESADO até 71.499 KG
PESADO Acima de 71.499 KG
ABSOLUTO Livre __________________________________________________________________________________ CATEGORIA DE PESO MASCULINO
Pré-mirim - 4, 5 e 6 anos lutarão juntos. Mirim - 7, 8 e 9 anos lutarão juntos. Infantil - 10 11 e 12 anos lutarão juntos.
Infanto-Juvenil masculino: 13, 14 e 15 anos lutarão juntos.
GALO até 42,499 KG
PLUMA até 46,499 KG
PENA até 50,499 KG
LEVE até 54,499 KG
MÉDIO até 58,499 KG
MEIO-PESADO até 62,499 KG
PESADO até 66,499 KG
SUPER PESADO até 70,499 KG
PESADÍSSIMO até ACIMA DE 40,499
TEMPO DE LUTA: 4 MINUTOS
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Juvenil masculino:16 e 17 anos lutarão juntos.
PESO JUVENIL
GALO até 51.499 KG
PLUMA até 56.499 KG
PENA até 61.499 KG
LEVE até 66.499 KG
MÉDIO até 71.499 KG
MEIO-PESADO até 75,999 KG
PESADO até 81.499 KG
SUPER PESADO até 86.499 KG
PESADÍSSIMO até Acima de 86.499 KG
TEMPO DE LUTA: 05 MINUTOS
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PESO ADULTO
GALO até 55.499 KG
PLUMA até 61.499 KG
PENA até 67.499 KG
LEVE até 73.499 KG
MÉDIO até 79.499 KG
MEIO-PESADO até 85.499 KG
PESADO até 91.499 KG
SUPER PESADO até 97.499 KG
PESADÍSSIMO até Acima de 97.499 KG
ABSOLUTO Livre
TEMPO DE LUTA 6 MINUTOS
OBS. Os atletas nascidos de 1981 a 1994 são Adultos Os atletas nascidos de 1977 a 1982 são Master Os atletas nascidos no ano de 1976 e anteriores são Sênior 1 - 36 a 40 anos Sênior 2 - 41 a 45 anos Sênior 3 - 46 a 50 anos Sênior 4 - 51 a 55 anos Sênior 5 - 56 anos em diante. Considerar o ano do nascimento. ___________________________________________________________________________________
AS REGRAS DA FEDERAÇÃO DE LUTA LIVRE NOGI Obs. Regras para as categorias Pré Juvenil e Juvenil existem alterações ver no final deste artigo.
Art. 1 - Técnicas legais (permitidas) - Qualquer tipo de queda; - Qualquer tipo de estrangulamento (não usar a mão para interromper a respiração). - Qualquer chave, de ombro, braço, bíceps e punho. - Qualquer chave de perna, pé, panturrilha ou Tornozelo.
Art.2 - Técnicas ilegais (proibidas) - Não é permitido a finalização ""Full Nelson "" ou "" Crucifixo"", ou cervical prendendo os dois braços. (será permitida a chave de cervical, estando um dos braços livre). - Proibido qualquer tipo de golpe traumatico ou contundente (socos, chutes, etc...). - Proibido agarrar ou puxar as orelhas. - Proibido puxar cabelo ou morder qualquer parte do corpo. - Nenhum tipo de torção em qualquer dedo (mão ou pé).. Obs. Será permitido torção se TODOS os dedos estiverem juntos. - Proibido beliscar. - Proibido chave de rins. - Proibido colocar mãos, dedos, pés, joelhos ou cotovelos nos olhos, nariz, boca e ouvido. - Nenhuma substância quimica no corpo ou na roupa. - Proibido bate estaca.
Art.3 - Pontuações (com fixação da posição por no mínimo 3 segundos); 2 pontos - joelho na barriga. Obs. Se o atleta botar o joelho na barriga, pontuar, tirar e botar de novo não vale ponto, o atleta terá que mudar de posição para que possa pontuar o próximo domínio do joelho na barriga. 2 pontos - raspagem (caindo na guarda ou meia guarda). ""reversão"" obs. Não será contado o ponto da reversão se por acaso o atleta reverter a posição se defendendo de um ataque do oponente. Mas será contado a passagem de guarda se o oponente depois de defender a posição conseguir passar a guarda do atacante. O mesmo acontece com a queda, se o oponente realizar uma queda e imediatamente o outro reverter a queda (antes dos 3 segundos) a queda não será contada nem a reversão da queda. 3 pontos - raspagem limpa (terminando sem a guarda ou meia guarda do oponente). 3 pontos - queda limpa (terminando fora da guarda, e fixando o oponente no chão por no mínimo 3 segundos); 4 pontos - pegada pelas costas com os dois ganchos, ou fechando triângulo(mochilinha). 3 pontos - passagem de guarda limpa (com os dois pés livres). 4 pontos - posição de montada (com os dois pés livres).
obs. Se o Atleta 1 estiver na posiçao de montada (por cima) e o Atleta 2 (por baixo) inverter a posição deixando o Atleta 1 dentro da sua guarda ou meia guarda, o Atleta 2 ganha 2 pontos de reversão.
ATENÇÃO !!!!! As quedas não serão pontuadas, se depois delas o atleta que quedou não fixar o oponente no chão por no mínimo 3 segundos.
Art.4 - Pontos perdidos (faltas) – Recuar (fugir da luta indo para traz,sem estar necessariamente defendendo queda) - pular intencionalmente na guarda sem nenhum ataque evitando o confronto de queda - Fugir do oponente quando este estiver no chão dando a guarda evitando o contato físico (o combatente poderá fugir de tentativa de golpe mas voltando IMEDIATAMENTE para o contato físico) – Ir para fora da área da luta (intencionalmente) 1 - AVISO, 2 - PERDA DE UM PONTO, 3 - PERDA DE OUTRO PONTO, 4 - DESCLASSIFICADO. obs. Fugir com o golpe encaixado pra fora da area de luta, terá como castigo 2 pontos para o atleta que estiver atacando.
Art.5 - O vencedor sera decidido da seguinte forma: - Um competidor se rende ou se submete ao oponente batendo a perna, braço ou verbalmente. - O Árbitro sente que um competidor não pode se defender ou sente que a vida dele está em perigo.
Quando árbitro declarará o vencedor; Se um lutador infringir as regras duas vezes, ele será desclassificado pelo Árbitro.
Art.6 - Modos para ganhar
* Finalização; * Pontos; * A decisão de árbitro; - "não pode ser questionada"
Art.7 Equipamentos (uniformes) O lutador pode usar: bermudas, calças de lycra, shorts e camisas.
Art.8 - Pré-Juvenil e Juvenil 14 e 15 anos Técnicas Proibidas ! a) Bate estaca; b) Chave de Bíceps; c) Triangulo Puxando a cabeça; d) Chave de pé ou calcanhar; e) Cervical; f) Mata leão de frente; g) Ezequiel; h) Chave de panturrilha; i) Tesoura (queda) “kanibassami”; j) Chave de perna (leg look); k) Americana no pé.
Art.9 - Pré Juvenil e Juvenil 16 e 17 anos Técnicas Proibidas ! a) Bate estaca; b) Chave de Bíceps; c) Triangulo Puxando a cabeça; d) Chave de calcanhar; e) Cervical; f) Mata leão de frente; g) Ezequiel; h) Chave de panturrilha; i) Chave de perna (leg look); j) Americana de pé.
ATENÇÃO!!!!! ATÉ A FAIXA ROXA SÓ SERÁ PERMITIDO A CHAVE DE PÉ RETA, SEM CRUZAR DEPOIS DO UMBIGO.
Art.10
- Outras Informações A área deve ser 14 x 14 metros,(8x8m, 4m área de segurança); Fuga da area - estando na mesma posição como o lutador estava dentro área de combate, quando eles cruzaram a área de segurança o árbitro diz ""Stop"" (pare) e retorna na mesma posição no centro da área de luta. Tempo médico será de 2 (dois) tempos de 1 (um) minuto; O atleta em momento algum poderá beber algum liquido caso a luta seja interrompida.
Art.11 - Obs. O atleta que descumprir este regulamento será punido com uma observação (menos um ponto), persistindo no mesmo erro poderá ser desclassificado.
Art.12 - Orientaçoes a seguir: a) Pontos Negativos:
""Os pontos Negativos não subtraem os pontos Positivos"" Exemplo 1: O Atleta 1 tem 2 pontos (queda) e tem 2 pontos negativos O Atleta 2 não tem ponto; Resultado: O Atleta 1 será declarado vencedor.
Os pontos negativos só interferem no resultado, se a luta termina empatada no números de pontos positivos. |